A lenda de Bhaubá e Ana Yra

A tribo, que habitava o bairro do baú, com medo de ser atacada por outras tribos, mantinha no alto da pedra um índio jovem para a guarda de sua tribo.
Um dia foi designado pelo Pagé o jovem índio Bhaubá, para ficar de vigilância na pedra denominada Ita-Mirim. Esse índio se apaixonou por uma pequena índia, que vivia em outra aldeia, hoje, imediações de São Bento do Sapucaí, região baixa que tem vista da Pedra do Baú.
Como não podiam se encontrar, combinaram que se comunicariam através de sinais, ele da pedra grande e ela de sua aldeia. O índio levaria arco e flecha, e na hora combinada, lançaria a flecha contra a outra pedra, a faísca saída do atrito, seria o sinal de amor e de comunicação, e sempre era visto pela índia apaixonada.
Um dia o sinal não foi mais visto pela índia.
A tribo descobriu o sinal que bhaubá enviava para a índia, o cacique e o pagé acharam que o gesto impensado do jovem cortou o caminho e a proteção de tupã, reuniram o conselho e decidiram que bhaubá deveria morrer, e assim o fizeram. O amarraram junto a uma grande árvore e atearam fogo. Muitos e muitos dias a árvore ficou queimando...
Desesperada com a falta de sinal, Ana-Yra ficou sabendo da morte de seu amor, e desgostosa subiu até a pedra Ita-Patá, e ingeriu erva venenosa. Ana-Yra foi encontrada morta na caverna da pedra Ita-Patá.
A pedra Ita-mirim seria o bauzinho, a pedra Ita-matatá seria o baú, em homenagem ao índio Bhaubá, e a pedra Ita-patá ficou como Ana-Ira, que em linguagem indígena significa chata ou baixinha.

Currículo de Escalada e Montanhismo dos Guias BAUZERA

ROBERTO LUIS SPONCHIADO, 33 anos
Guia e Instrutor de Escalada e Montanhismo

Profissão: Engenheiro Geólogo / Especialização Vulcanologia / Guia de Escalada
Endereço: Comunidade São Paulo, Paiol Grande de Cima, Km8, São Bento do Sapucaí, SP, CEP 12490-000.
Contato:
betoclimb@yahoo.com.br, Tel: +55 (12) 9789-3757

1. ESCALADA
14 anos de prática (desde 1994). Tendo escalado em vários lugares no Brasil e no exterior;
Escaladas Clássicas: Rio de Janeiro (Itatiaia, Salinas, Dedo de Deus, Pão de Açúcar, Corcovado, Pedra da Gávea, Pico dos Quatro, etc); Minas Gerais (Serra do Caraça, Tabuleiro, Serra do Cipó, Serra do Lenheiro, Itacolomy, Andradas, etc); Paraná (Marumbi, Anhangava, etc); Santa Catarina (Pedra Branca, Mariscal, Rio dos Cedros, etc), São Paulo (Pedra do Baú, Pico dos Marins, Cuscuzeiro, etc) ...;
Escaladas Alpinas: Argentina (Arenales/Mendoza, Frey/Bariloche e Chaltén/Fitz Roy), Chile (Cochamó e Cajón del Maipo/Santiago), Equador (Cordilhera Central e Norte) e Peru (Cordilheira Blanca);
Montanhismo: Cume mais alto no Vulcão Chimborazzo (Equador) com 6089m, 2003. Ascensões: Vulcões Illinisas Norte e Sul (5.500m), Shangay (5.930m), Cotopaxi (5.989m), Cubillín (5.100m); Travesia de la Cruz (Cordillera Blanca / Peru).
Conquistas (abertura de novas vias): Cochamó (Chile), Complexo do Baú (SP), Pedra da Divisa (SP), Balança (SP), Caraça (MG), Castelinho (MG), Itacolomy (MG), Furnas (MG).

2. CURSOS
WFR-CE: Wilderness First Responder (Curso de Socorrismo para Excursionista com certificação internacional), 2008;
Primeiros Socorros em Áreas Remotas pela escola de escalada Montanhismus, 2008;
Escalada Solitária com Eliseu Frechou (Montanhismus), 2007;
Primeiros Socorros na Cruz Vermelha, 2007
ABETA: Sistema de Gestão em Segurança e Competências Mínimas do Condutor, 2008.

3. PUBLICAÇÕES
2 publicações no Montain Voices (“Os Impermeáveis no Dedo de Deus” e “Frey – As portas da Patagônia”). Periódico de Montanhismo e Escalada.
Revista Escalando (Chile). Conquista da via “La Hora es Haora” com o próprio editor da revista (Nacho) n0 16, pg. 13.
Site Brasil Vertical: “Arenales betas e otras cositas”
Capa do Guia de Escaladas da Região dos Três Picos (Sérgio Tartari, 2008).

LUCIANA MAES: 23 anos
Guia de Montanhismo e Escalada

Profissão: Técnica em Meio Ambiente / Guia de Escalada / Consultora de vendas de equipamentos de escalada e montanhismo.
Endereço: Comunidade São Paulo, Paiol Grande de Cima, Km8, São Bento do Sapucaí, SP, CEP 12490-000.
Contato:
lucianagarra@gmail.com tel: (12)81272254

1. ESCALADA
Praticante de escalada há 3 (três) anos.
Campeã Catarinense de Escalada Esportiva em 2007, e vice-campeã em 2008.
Escalada Esportiva: Santa Catarina (Florianópolis, Mariscal, Balneário Camboriú, Blumenau)
Escalada Clássica: Santa Catarina (Rio dos Cedros), Serra da Mantiqueira (Pico dos Marins, Complexo do Baú, Pedra da Divisa, Pedra do Quilombo, Vista Aérea, Pedra da Piedade em Itajubá, Pico do Papagaio em Aiuruoca, Visual das Águas em SP, e em lugares de Minas Gerais como Pedralva, Andradas, Pedra Bela, etc), Serra do Mar (Joinville, São Francisco do Sul, Morro do Anhangava, Marumbi, São Luiz do Purunã, etc).
Primeira mulher a escalar via “Os Ermitões” no Pico dos Marins (2.400m), batendo o record de velocidade, concluindo a escalada em apenas 12 horas.

2. CURSOS
Curso avançado de escalada em rocha com a Garra Aventura.
Curso de socorrista em atendimento pré-hospitalar, curso de combate e prevenção a incêndio realizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Curso Técnico em Meio Ambiente pela UFSC.
Curso de Competência
Mínima de Condutor pela ABETA (selo Aventura Segura).